Governança

O Instituto Mãe Terra, além de sua Assembleia Geral (associados e colaboradores) e Diretoria Executiva, possui mais 03 importantes conselhos que auxiliam nas tomadas de decisão e transparência da instituição. São eles: Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Conselho Consultivo.

 

Assembleia Geral

 

A Assembleia Geral dos associados é órgão soberano em qualquer decisão de interesse da Associação, sendo constituída dos associados em pleno gozo de seus direitos estatutários, nos limites do que dispuser a lei e na conformidade com o Estatuto Social.

 

Diretoria Executiva

 

A Diretoria Executiva é um órgão colegiado, subordinado à Assembleia Geral, responsável pela representação social da Associação e pela sua pela administração. Conheça um pouco mais sobre o atual Diretor Executivo do Instituto Mãe Terra:

 

Altemar Felberg, graduado em Administração com Habilitação em Marketing (FACDESCO: 2006); Pós-graduado em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas (CINTEP/FNSL: 2011); Pós-graduado em Gestão Pública (UNEB: 2013); Pós-graduado em Estudos Transdisciplinares em Cultura (UNEB: 2016); Mestre em Ciências da Educação (ULHT: Lisboa, 2016) e Pós-graduando do Mestrado em Estado e Sociedade, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Há mais de 10 anos à frente da gestão do Instituto Mãe Terra, elabora, coordena, monitora e avalia o impacto social de inúmeros projetos sociais e culturais voltados ao aperfeiçoamento, integração e efetividade das políticas públicas afirmativas, principalmente àquelas que visam beneficiar grupos historicamente subalternizados e vulnerabilizados (povos indígenas, pescadores e marisqueiras, assentados e acampados etc.), buscando promover a expansão de suas capacidades e a igualdade de oportunidades.

 

Conselho Deliberativo

 

O Conselho Deliberativo do Instituto Mãe Terra, órgão colegiado de superior deliberação estratégica e de planejamento, é composto de 05 membros fundadores e efetivos, todos com mandato de 03 (três) anos. Confira abaixo os atuais conselheiros do Instituto Mãe Terra.

 

Elismar Fernandes dos Santos (presidente). Mestrando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Pós-graduando em Ciência e Tecnologia Ambiental pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA); Especialista em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Graduado em Comunicação e Marketing pela Universidade Salvador (UNIFACS); Bacharel em Administração e registrado no CRA-BA sob nº. 22.624. Atuou como Professor Universitário pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (CINTEP) na Faculdade Nossa Senhora de Lourdes (FNSL). Atua na implementação, monitoramento e avaliação de programas: Responsabilidade Social Empresarial, Relacionamentos Comunitários, Educação Ambiental, além do atendimento às condicionantes de implantação e operações em entidades privadas.

 

Arminda Zumackeer Felberg

Gláucia Auxiliadora Silva de Andrade

Maria Conceição de Souza

Maria Aparecida Vieira

 

Conselho Fiscal

 

O Conselho Fiscal é composto por 02 membros de idoneidade reconhecida, entre estes um presidente eleito pela Assembleia Geral para representar o conselho e um suplente para a sua substituição, além de um terceiro membro facultativo. Conheça os integrantes do Conselho Fiscal do Instituto Mãe Terra:

 

Lourdes Felberg (Presidente)

Cynthia Carrion Araújo Felberg

 

Conselho Consultivo

 

O Conselho Superior Consultivo, cujo mandato coincide com o da Diretoria, é um órgão especial do Instituto Mãe Terra, destinado a realizar estudos de alto nível e a opinar sobre assuntos de grande relevância para a entidade. São eles:

 

  • Analia David. Cientista Política. Mestre em Políticas Sociais. Pós- Graduada em Gestão Pública Municipal. Professora de nível superior. Comprovada experiência de trabalho na área social: desenho, implementação e monitoramento de projetos sociais, articulação de parcerias com diferentes instituições, sensibilidade e condições para o trabalho comunitário, capacidade de trabalho em equipe e gestão de pessoas.

 

  • Flaelma Almeida da Silva: Possui graduação em Direito pelo Centro de Estudo Superior de Maceió (2006); Pós-graduação em Direito Processual (ESMAL: 2009); Pós-graduação em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas (CINTEP/FNSL: 2011); Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa (defesa: 2017) e Doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Museo Del Museo Social Argentino – UMSA.

 

  • Soraia Perelo do Nascimento: Possui graduação em Licenciatura em Normal Superior (FNSL: 2008); pós-graduação em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas (CINTEP: 2011); pós-graduação em Gestão Pública (LFG). Especialista em Educação Escolar Indígena e Análise de Projetos Sociais Indígenas, com experiência de mais de 20 anos em trabalhos voltados aos Povos Indígenas Pataxó do Sul da Bahia.

 

  • Ubirajara Batista de Aguiar: Mestre Profissional em Administração (UFBA 2001), com experiência em coordenação, elaboração, monitoramento e avaliação de projetos sociais desenvolvidos em instituições governamentais e não governamentais. Pós-graduado em Gestão Organizacional Pública – Universidade do Estado da Bahia – UNEB – 1999; Pós-graduado em Metodologia e Projetos de Desenvolvimento Urbano – Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM) / Ministério do Planejamento / RJ – 1972; Graduado em Arquitetura – UFBA – 1969; Cursos complementares: Indicadores de Desempenho – Introdução ao Monitoramento e Avaliação – Elaboração e Avaliação de Programas e Projetos – Gestão de Pessoas – Programação Neurolinguística  – Redação de Relatórios Técnicos e  Administrativos.

Todos os direitos reservados para Instituto Mãe Terra © 2016 / Rua do Sombreiro / 09- Tabapiri / Porto Seguro - Bahia

(73) 3268-5447  / CNPJ: 10.341.392/0001-06