Apesar do expressivo crescimento da produção científica e técnica nas áreas do Desenvolvimento Comunitário e Territorial, o conhecimento que vem sendo produzido até então, parece ter gerado pouco impacto na definição dos caminhos que as políticas de desenvolvimento e sustentabilidade têm e devem assumir no Território do Sul da Bahia.

 

Para o Instituto Mãe Terra (IMT), isso acontece, entre outras razões, pela falta de articulação entre instituições, pesquisadores e suas pesquisas e, ainda, pela falta de diálogo, integração e sinergia entre os diversos atores sociais e suas ações, resultando em produções e intervenções reiterativas, com limitadas implicações, tanto para as práticas, quanto para a formulação e desenvolvimento efetivos de políticas de desenvolvimento.

 

As questões que ora se apresentam são: como produzir conhecimento para avançar as políticas e práticas de desenvolvimento comunitário e territorial? E, ainda, como melhorar a articulação entre o conhecimento que vem sendo produzido com as decisões nas políticas públicas e privadas relacionadas à temática do desenvolvimento?

 

Partindo desse pressuposto e, considerando a importância da articulação entre instituições, pesquisadores e atores sociais locais e suas produções, o Instituto Mãe Terra criou a Rede Colaborativa em Desenvolvimento Comunitário e Territorial (REDE CASULO), cujo foco é a produção, disseminação e compartilhamento de informações e resultados de estudos, pesquisas, experiências e estratégias voltadas ao fomento de políticas e práticas direcionadas para a questão do desenvolvimento comunitário no nosso território.

 

Assim, o grande objetivo da Rede é “potencializar a produção e divulgação de informações e conhecimentos necessários para melhorar as decisões em matéria de políticas de desenvolvimento no Sul da Bahia, além de oportunizar o compartilhamento de experiências e estratégias entre instituições, pesquisadores e atores sociais locais, voltadas à sustentabilidade do território”.

 

A REDE CASULO almeja tornar público o acesso às informações e pesquisas pertinentes ao território do Sul da Bahia, em um novo cenário de planejamento e articulação, envolvendo Comunidade/Organizações (atores sociais), Poder Público (municipais, estaduais e federais) e Instituições de Ensino (projetos de extensão, pesquisas locais e estudos).

 

Para conhecer mais sobre essa estratégia, acesse www.redecasulo.org.br

Rede Casulo

Todos os direitos reservados para Instituto Mãe Terra © 2016 / Rua do Sombreiro / 09- Tabapiri / Porto Seguro - Bahia

(73) 3268-5447  / CNPJ: 10.341.392/0001-06