Jogos Pataxó reúnem 800 indígenas em Porto Seguro

May 8, 2017

Cerca de 800 indígenas da etnia pataxó e de outras etnias convidadas estarão participando, de 19 a 22/04, dos Jogos Indígenas Pataxó, que serão realizados pelo 9º ano consecutivo, na Arena Boca da Barra, em Porto Seguro. O evento, que tem a Prefeitura Municipal como principal apoiador, será aberto oficialmente no dia 19, às 16 horas com o acendimento da chama sagrada, na Cidade Histórica.

Além das competições, a programação, com entrada gratuita, inclui ainda Bênção dos Pajés, Desfile Cultura Viva e Beleza Pataxó, Feira de Artesanato Indígena, mostra das vestimentas e gastronomia pataxó, apresentações culturais, pinturas corporais, além do Fórum Indígena e da 5ª Jornada de Agroecologia da Bahia, realizada em parceria com a Teia dos Povos e UFSB, com plenárias, oficinas e  Feira Agroecológica.

12 modalidades

Os participantes disputarão 12 modalidades, incluindo arco e flecha, cabo de guerra, zarabatana, corrida de tora, luta Patxiw Miwka´ay, corrida de maracá, arremesso de tacape, corrida de 100m, natação, canoagem, futebol e meia maratona. Todos os participantes receberão troféus e medalhas, confeccionados por indígenas. “Os Jogos Indígenas hoje servem de referência dentro do próprio Ministério dos Esportes, como exemplo bem sucedido de projeto cultural e o maior evento esportivo indígena do Nordeste”, afirma Juari, superintendente de Assuntos Indígenas da Prefeitura.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I SEMINÁRIO ACADÊMICO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA FNSL

December 2, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

November 22, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Todos os direitos reservados para Instituto Mãe Terra © 2016 / Rua do Sombreiro / 09- Tabapiri / Porto Seguro - Bahia

(73) 3268-5447  / CNPJ: 10.341.392/0001-06